top of page

RISCO TEATRO

O Grupo Risco de Teatro, fundado em maio de 2013, com sede na cidade de Itajaí/SC, é composto pelos atores Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos. Como base de pesquisa, o Grupo investiga o ator na cena e seus movimentos a cerca da narrativa física e práticas do real. 

​

Entre os trabalhos em repertório do Grupo estão os espetáculo Homem Pedal (Rua), com direção de André Carreira (Florianóplois/SC), Diferente (Narrativa de histórias), com direção de Rafael Orsi de Melo e Rodolfo Lemos (Itajaí/SC) e Rinha (Sala) com direção de Renato Turnes (Florianópolis/SC).

​

Desde sua fundação os espetáculos do Grupo tem se apresentado em mostras, festivais, projetos e espaços do Brasil, a saber: Janeiro Brasileiro da Comédia em São José do Rio Preto/SP (2014), Festival Catarinense de Teatro em Concórdia / SC (2015), Festival Brasileiro de Teatro Toni Cunha em Itajaí/SC (2015, 2017 e 2022), Mostra de Teatro Itajaí em Cartaz em Itajaí/SC (2015 e 2016), Satyrianas em São Paulo/SP (2015), Festival de Teatro de Curitiba em Curitiba/PR, Festival de Teatro de Balneário Piçarras em Balneário Piçarras/SC (2014 e 2016), Festival de Teatro de Guaçuí em Guaçuí/ES (2016), Aldeia SESC em Itajaí/SC (2017), Mostra de Teatro Dona Zica em Navegantes/SC, Festival de Teatro Revirado em Criciúma/SC, Provocações Urbanas em Itajaí/SC, Projeto Dramaturgias SESC em Itajaí/SC (2018), entre outros. 

​

Além dos espetáculos, o Grupo Risco de Teatro desenvolve o projeto Risco de Contágio: circulação de repertório (2017) / Risco de Contágio: criculação e partilha (2018), evento que promove apresentações artísticas e oficinas de teatro por vários bairros da cidade de Itajaí/SC, e o projeto Janelas da Casa (2018), onde o Grupo propõe a realização de um espetáculo a ser apresentado nas Janelas da Casa de Cultura Dide Brandão em Itajaí/SC.

​

A formação dos atores teve início em Itajaí, no A.E.C.A. (Alunos do Exercício Cênico Anchieta), onde realizaram estudos básicos sobre vários aspectos teatrais e como atores participaram dos espetáculos A Megera Domada (William Shakespeare), O Auto da Compadecida (Ariano Suassuna), O Noviço (Martins Pena) e entre outros. Passaram por grupos profissionais como Bagagem Cênica Cia de Teatro e Ilustríssimos Senhores – Cia de Teatro. Com o primeiro, viajaram por todo o Estado de Santa Catarina realizando apresentações em Escolas, Universidades e Teatros. Com o segundo, vale citar a montagem do espetáculo Patética, de João Ribeiro Chaves Neto, que retrata vida e morte do jornalista Vladimir Herzog, e o projeto de formação Falas do Teatro Contemporâneo, no qual participaram da sua idealização e execução. Este segundo teve como sustentação a formação estética e poética de artistas da cidade de Itajaí e região, e trouxe cinco renomados profissionais, vindos de diversas regiões do país – Bya Braga, Fernando Vilar, Guilherme Bonfanti, André Carreira e Sérgio de Carvalho – para ministrar palestras e cursos sobre direção, iluminação, dramaturgia e interpretação. 

​

Atualmente, os atores, com este coletivo, objetivam um um teatro de benefícios culturais e sociais, que verifica na circulação da obra artística, novas possibilidades de exploração das fronteiras da arte.

Foto Âmbar Audiovisual

bottom of page